Após passar alguns meses sem usar sua piscina no inverno, você percebe que esse espaço de lazer apresenta água opaca. Isso é o que chamamos de água turva de piscina, um problema que ocorre por conta da ausência do tratamento de piscina durante longos períodos.
Após passar alguns meses sem usar sua piscina no inverno, você percebe que esse espaço de lazer apresenta água opaca. Isso é o que chamamos de água turva de piscina, um problema que ocorre por conta da ausência do tratamento de piscina durante longos períodos.
Com a falta de manutenção, há um acúmulo de resíduos orgânicos e a consequente alteração dos níveis de pH da água. A saturação da areia também pode causar a turbidez da água. Mas a perda da cristalinidade e do brilho da água tem jeito!
Quer saber como corrigir esse desequilíbrio e ter sua piscina cristalina de volta? Veja, então, as dicas da hth® neste artigo!
Conforme já mencionamos aqui, entre os principais fatores que geram a opacidade na água da piscina estão:
Sendo assim, entenda como cada um desses fatores contribuem na turbidez da água da piscina.
Ao entrar em contato com a água da chuva, que é mais ácida, a água da piscina passa por alterações em seu pH. Com um pH de 5,6, a água da chuva tende a reduzir os níveis de pH da água da piscina, tornando-a mais corrosiva e propensa a provocar danos às superfícies e aos equipamentos.
O pH da água também pode sofrer mudanças por conta da presença de resíduos químicos, incluindo produtos para cabelo, protetor solar, perfumes, suor, etc. Todas essas coisas podem alterar o pH da piscina.
Um modo de não afetar o pH é sempre procurar tomar um banho de ducha antes de dar um mergulho.
Um espaço de lazer que nunca recebe a manutenção adequada naturalmente acaba concentrando um volume grande sujeira (folhas, galhos, etc). Assim, todos esses detritos são levados para o interior do tanque por meio dos ventos e das chuvas.
Então, conforme já sabemos, esses detritos influenciam no pH, aumentando ou reduzindo seu nível, que deve ficar entre 7.0 e 7.4.
Após um ano ou um ano e meio de uso, a areia do filtro tende a ficar saturada. Com textura endurecida, ela perde a capacidade de filtração e não retêm a sujeira anteriormente filtrada.
Desse modo, os detritos retornam à água da piscina. A partir disso, você já sabe o que acontece. A presença de partículas na piscina desequilibra o pH, cursando a água turva.
Ao mesmo tempo, a ausência de filtração também contribui para que a sujeira continue se acumulando na água.
O excesso de ácido cianúrico na piscina inibe a ação do cloro, que tem por função purificar a água e devolver o brilho ao líquido. Mas se o cloro não age conforme deveria, o pH se desequilibra. E, além disso, muitas doenças surgem para os banhistas:
Primeiramente, entenda que não será necessário fazer a troca da água da sua piscina. É possível evitar esse tipo de desperdício que, inclusive, gera gastos extras na conta de água no final do mês.
O tratamento de piscina para a água turva é relativamente simples, mas você deve seguir as etapas corretas. Então, veja como proceder:
Pegue uma fita na embalagem e insira na água da piscina. Depois de 1 segundos, retire-a sem balançar. Assim você não remove o excesso de água. Compare as cores da fita com as cores do rótulo seguindo os parâmetros recomendados.
Caso a alcalinidade estiver abaixo da faixa ideal (80 a 120 ppm), aplique o hth® Elevador de Alcalinidade. Se estiver acima de 120 ppm, aplique o hth® Redutor de Alcalinidade e pH Extra Forte.
Já se o pH estiver abaixo do limite recomendado (7.0), use o hth® Elevador de pH (liquido ou pó). Acima de 7.4, aplique o hth® Redutor de Alcalinidade e pH Extra Forte.
Com a filtração ligada aplique 6ml do hth® Clarifica Maxfloc, para cada 1.000 litros diretamente na piscina. Esse produto é indicado nos casos em que você ainda pode enxergar o fundo da piscina. Filtre por seis horas e desligue o filtro.
Nas situações onde a água está muito turva e o fundo da piscina não é visível, aplique o hth® Solução Água Turva, clarificante e floculante de alto desempenho.
A dosagem é de 20ml para cada 1.000 litros de água, fazendo a aplicação com a filtração ligada. Além de aspirar a água, muitas vezes é necessário completar o nível da água.
Após a recuperação da água turva, aplique o cloro com a filtração em funcionamento na dosagem de supercloração, a fim de purificar a água:
Antes de entrar na água, certifique-se de que o cloro livre está entre 1 a 3 ppm.
Viu só como é fácil recuperar a água da piscina? A hth® tem os produtos ideais para tratamento de piscina. Acesse nosso site e confira a linha completa de produtos para manutenção e tratamentos de choque!