água turva da piscina - hth

Água da piscina turva? Saiba como deixar a água cristalina

Um dos maiores tormentos para quem tem uma piscina – não importa o tamanho – é a perda da cristalinidade da água. Além da comprometer a boa aparência da piscina, a água turva indica que a água está em desequilíbrio por algum motivo. 

De fato, muitos donos de piscina se desesperam quando se vêem diante desse problema. Contudo, é importante destacar que a água turva tem solução com a aplicação de produtos para piscina que devolvem a cristalinidade da água e equilibram o pH.

Por isso, a hth® produziu este artigo, com o objetivo de orientar para as causas e o tratamento adequado com produtos para piscina especiais. Assim, a água ficará limpa e cristalina novamente.

Principais causas da água turva em piscinas

  • Filtro com defeito: uma filtragem ruim significa que você pode não estar usando o filtro por tempo suficiente. Há, ainda, a possibilidade os filtros estarem entupidos ou desgastados, o que resulta em má circulação de água dentro do filtro.
  • Fatores ambientais e detritos (partículas): poeira, folhas e outras sujeiras podem se acumular no filtro e impedir o processo de limpeza. Além disso, pequenos insetos e detritos vindos após uma chuva também contribuem para a água da piscina turva.
  • O excesso de ácido cianúrico também provoca a opacidade da água. 
  • Falta ou excesso de aplicação do produto clarificante em piscinas. 

Como realizar o tratamento da água turva com produtos para piscina hth®

O tratamento da água turva é bem simples, mas demanda certos cuidados. Você usa com frequência a piscina de casa, mas não limpa e nem decanta o ambiente? Esse pode ser o principal fator causador da água turva.

Mas, antes de começar a explicar o tratamento, lembre-se de verificar os níveis de alcalinidade, pH, cloro livre e ácido cianúrico com a hth® Fita Teste

Mergulhe uma fita na água da piscina e remova-a imediatamente. Segure a fita por 15 segundos sem balançá-la e sem retirar o excesso de água. Pronto. A hth® Fita Teste já avaliou a água. Compare as cores da fita com as cores do rótulo seguindo os parâmetros recomendados.

Para ajustá-los, você pode usar o hth® Elevador de Alcalinidade, o hth® Redutor de Alcalinidade e pH ou o hth® Elevador de pH Líquido ou pó.

Verificando a coloração da água

Uma etapa importante no tratamento da piscina é verificar como está a coloração após os ajustes de parâmetros. Se você consegue visualizar o fundo da piscina, aplique o hth® Clarifica Maxfloc, que também vem na versão refil. 

Esse produto, certamente, consegue aglomerar e flocular os resíduos da piscina em pequenas partículas. O produto deve ser aplicado com o filtro ligado na posição recircular. Vale lembrar que, em uma piscina de mil litros, você pode utilizar 6 ml do hth® Clarifica Maxfloc

Agora se você consegue não ver o fundo da piscina, a dica é usar o hth® Solução Água Turva, especial para tratamento de choque. O hth® Solução Água Turva faz a função de um agente clarificante e floculante de alto desempenho, ajudando a recuperar a cristalinidade da água.

Antes de aplicar, ligue a bomba com o filtro na posição recircular. Em seguida, espalhe na piscina 20 ml do produto para cada mil litros de água. A água deve ser recirculada de 5 a 10 minutos. Após esse período, desligue a bomba e deixa a água descansar por 12 horas. 

Após a decantação, o filtro deve ser colocado na posição drenar. Assim, nesse momento, faça a aspiração da piscina e complete com mais água limpa. 

Aplicação do cloro

Com o tratamento da água turva feito, chegou o momento de usar o cloro para proteger a água da piscina. O cloro deve ser aplicado com o filtro em funcionamento. Além disso, lembre-se de usar a dosagem de supercloração, que garante uma água limpa e livre de germes. 

Gostou das dicas da hth® de como limpar sua piscina e deixá-la com água bem cristalina? Continue acompanhando nosso blog, sempre com dicas novas para tratamento de piscina!