como limpar a água da pisicna colorida hth produtos para piscina

Água da piscina colorida? Entenda o que é e como limpar

Alguma vez você observou a piscina com água colorida (marrom, verde, lilás etc)? De fato, esse problema é muito desagradável e acontece com mais frequência do que se imagina.  Principalmente quando a água é de poço, mina ou caminhão pipa.

A água pode mudar de cor em qualquer época do ano, até mesmo no verão, quando as pessoas mais desejam desfrutar desse espaço de lazer.

Você pretende curtir o verão e o feriado de carnaval em sua piscina, mas a água está com a coloração alterada? Neste artigo da hth®, saiba porque isso acontece. 

Além disso, a hth® vai te mostrar como resolver o problema fazendo o tratamento mais adequado, que vai tornar sua piscina novamente limpa e cristalina. Confira!

Água da piscina colorida: como isso acontece?

Há dois motivos principais que justificam essa mudança de cor, que é tão preocupante para os donos das piscinas. Normalmente, as causas são:

  • Presença de metais pesados na água da piscina;
  • Excesso de terra (barro).

Quem abastece a piscina com água de poço, mina ou caminhão pipa pode notar a mudança de coloração mais frequentemente. 

Como identificar se a água que acabou de abastecer a piscina tem metais pesados (cobre, ferro ou manganês).

Primeiramente, pegue um balde branco e o preencha com água da piscina a ser tratada. Depois, adicione na água dentro do balde uma colher de hth® Cloro Concentrado Tradicional. Então, espere por mais ou menos uma hora e verifique a coloração da água novamente. 

Caso a água assuma a coloração marrom ou verde claro depois da aplicação do cloro, o problema é a presença de metais. Mas não se preocupe! Pois há solução e tratamento adequado. 

Veja agora o passo a passo para limpar sua piscina e deixá-la cristalina novamente. 

Como tratar a água colorida e tornar a piscina limpa para uso?

O primeiro passo para tratar a água da piscina é avaliar os parâmetros da água – pH, alcalinidade, cloro livre e ácido cianúrico. Assim, é possível corrigi-los, se necessário. 

Então, utilize a hth® Fita Teste, mergulhando uma das fitas na água da piscina. Aguarde 3 segundos e retire o produto da piscina, segurando-a por 15 segundos sem retirar o excesso de água. 

Depois, basta comparar as cores da fita com as cores do rótulo e fazer o ajuste de acordo com as faixas recomendadas para cada parâmetro. Essas faixas são: 

  • Alcalinidade total: entre 80 e 120 ppm
  • pH: entre 7,0 e 7,4
  • Cloro livre: entre 1 e 3 ppm
  • Ácido Cianúrico: até 50 ppm

No ajuste dos parâmetros, você pode utilizar alguns produtos como o hth® Elevador de Alcalinidade e o hth® Redutor de Alcalinidade e pH. Após avaliar e ajustar os parâmetros, o próximo passo é a aplicação do hth® Solução Água de Poço.

hth® Solução Água de Poço

O hth® Solução Água de Poço promove a recuperação da água colorida ao inibir a ação dos metais com o cloro e agir como clarificante. Se for possível ver o fundo da piscina, acione a filtração e aplique 15ml do produto para cada 1.000 litros diretamente na água.

No entanto, caso você não consiga enxergar o fundo da piscina, use 50ml do produto para cada 1.000 litros, aplicando diretamente pelas laterais da piscina. Assim, depois de recuperar a água, não esqueça de sanitizar a piscina com o cloro. 

Então, coloque a filtração em funcionamento e aplique o hth® Cloro Concentrado Tradicional na dosagem de supercloração, 14g para cada 1.000 litros, para sanitizar a água. 

Caso queira usar o hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance, a dosagem é de 18g para cada 1.000 litros. Outro detalhe importante é que, antes de entrar na água, verifique se o cloro livre está entre 1 a 3 ppm.

E se houver manchas na piscina?

No caso de algumas pequenas manchas marrons ou amarelas terem surgido nas paredes e no fundo da piscina, siga o passo de avaliação dos parâmetros com a hth® Fita Teste. Depois de avaliar e ajustar conforme a necessidade, comece o processo de remoção das manchas. 

Se precisar, use um cano de PVC, colocando uma extremidade do cano sobre a mancha e a outra extremidade para fora da água. Com a ajuda de um funil, aplique 100ml do hth® Solução Água de Poço dentro do cano. Desse modo, o produto vai escorrer diretamente sobre a mancha. 

Retire o cano e aguarde 5 minutos para o produto reagir com a mancha. Depois esfregue para a mancha ser removida. Após remover as manchas, use o hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance ou o hth® Cloro Concentrado Tradicional na dosagem de supercloração para sanitizar completamente a água.

Você ainda pode usar produtos para proteger a cristalinidade da água, como o hth® Clarifica Maxfloc

Se a água marrom  for provocada, o ideal é que se faça a decantação da água, mas há casos que a água deverá ser trocada. No entanto, se a causa for a presença de metais, é necessário realizar a aplicação do Produto hth controlador de metais.

Com todas essas dicas da hth®, você resolve de vez o problema da água marrom e mantém sua piscina purificada e bem cuidada o ano todo!