logo hth produtos para piscina

Afogamento infantil Como fazer os primeiros socorros hth

Afogamento infantil: Como fazer os primeiros socorros?

Crianças e bebês são muito suscetíveis a afogamento, principalmente, nas piscinas das próprias casas. Por isso, selecionamos dicas de primeiros socorros caso você se depare com alguma incidente desses

Você sabia que 1 a cada 3 dias uma criança morre por afogamento? Afogamento infantil, infelizmente, é algo presente na vida de muitos brasileiros. 

Segundo dados do ano de 2021 da Sobrasa – Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – afogamento é a 2ª causa de óbito entre crianças de 1 a 4 anos e a 3ª na faixa etária de 5 a 14 anos. Além disso, crianças se afogam mais em piscinas residenciais. Por isso, nesse artigo, vamos abordar os cuidados com primeiros socorros caso você passe por essa situação.

  • Em primeiro lugar, só entre na água para o resgate se souber nadar e sempre avise outra pessoa que irá fazer o salvamento. 
  • Tire roupas e sapatos para não pesar na água, se aproxime da criança com calma e retire-a da água se tiver força o suficiente. 
  • Resgate a criança da água e verifique se ela está respirando. Se sim, coloque-a de lado para que ela possa expelir a água ingerida. 
  • Caso ela não esteja respirando, aplique a técnica de respiração boca a boca e massageie o tórax para que ela recupere a respiração o mais rápido possível para evitar lesão cerebral. 

Se a criança estiver inconsciente, será preciso iniciar a massagem cardíaca. Confira como fazer isso:

  • Deite a criança em uma superfície firme, com a barriga para cima;
  • Posicione uma das mãos sobre o peito da vítima e mantenha os braços esticados;
  • Empurre a mão com os dedos levantados com força contra o peito, entre os mamilos, utilizando o peso do próprio corpo, e fazendo 2 compressões por segundo até que a vítima se recupere ou até a chegada do socorro;
  • Deixe que o tórax da pessoa volte à posição normal entre cada empurrão.

Atenção! No caso de bebês de até 1 ano, é recomendado posicionar somente 2 dedos no meio do peito, fazendo de 100 a 120 compressões por minuto. 

Deixe a cabeça da criança numa posição mais baixa que o peito para evitar que se afogue com seu próprio vômito e, em seguida, leve-a para um lugar próximo aquecido e seco. Confira a respiração e o pulso, se ela estiver consciente, coloque-a em posição de recuperação, acalme-a e vá controlando sua respiração. 

Troque suas roupas úmidas e isole-a do frio. Tendo feito tudo isso, procure um médico imediatamente. 

Caso não consiga proceder com os cuidados após retirá-la da água, ligue imediatamente para os Bombeiros 193 ou SAMU 192.

Como evitar o afogamento?

Algumas medidas simples podem evitar o afogamento, como aulas de natação ou apenas entrar em trechos da piscina que a profundidade seja menor que a pessoa. 

Além é claro, de locais que sejam vigiados por bombeiros ou salva-vidas. 

Alguns cuidados como evitar nadar logo após comer ou após ficar muito tempo exposto ao sol, especialmente se estiver com o corpo quente e a temperatura da água estiver muito fria para evitar cãibras que dificultem a movimentação dentro da água. 

Mantenha a criança sempre com boias e coletes salva-vidas. Além disso, não deixe crianças sozinhas perto ou em piscinas e mantenha o local com segurança como redes de proteção, portões, etc.

Dica hth®

Acesse o site do Tuba Go e conheça essa plataforma incrível e parceira da hth® contra o afogamento infantil. Acompanhe tudo pelas redes sociais e siga @tubago.oficial.