Crianças e bebês são muito suscetíveis a afogamento, principalmente, nas piscinas das próprias casas. Por isso, selecionamos dicas de primeiros socorros caso você se depare com alguma incidente desses
Você sabia que 1 a cada 3 dias uma criança morre por afogamento? Afogamento infantil, infelizmente, é algo presente na vida de muitos brasileiros.
Segundo dados do ano de 2021 da Sobrasa – Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – afogamento é a 2ª causa de óbito entre crianças de 1 a 4 anos e a 3ª na faixa etária de 5 a 14 anos. Além disso, crianças se afogam mais em piscinas residenciais. Por isso, nesse artigo, vamos abordar os cuidados com primeiros socorros caso você passe por essa situação.
Atenção! No caso de bebês de até 1 ano, é recomendado posicionar somente 2 dedos no meio do peito, fazendo de 100 a 120 compressões por minuto.
Deixe a cabeça da criança numa posição mais baixa que o peito para evitar que se afogue com seu próprio vômito e, em seguida, leve-a para um lugar próximo aquecido e seco. Confira a respiração e o pulso, se ela estiver consciente, coloque-a em posição de recuperação, acalme-a e vá controlando sua respiração.
Troque suas roupas úmidas e isole-a do frio. Tendo feito tudo isso, procure um médico imediatamente.
Caso não consiga proceder com os cuidados após retirá-la da água, ligue imediatamente para os Bombeiros 193 ou SAMU 192.
Algumas medidas simples podem evitar o afogamento, como aulas de natação ou apenas entrar em trechos da piscina que a profundidade seja menor que a pessoa.
Além é claro, de locais que sejam vigiados por bombeiros ou salva-vidas.
Alguns cuidados como evitar nadar logo após comer ou após ficar muito tempo exposto ao sol, especialmente se estiver com o corpo quente e a temperatura da água estiver muito fria para evitar cãibras que dificultem a movimentação dentro da água.
Mantenha a criança sempre com boias e coletes salva-vidas. Além disso, não deixe crianças sozinhas perto ou em piscinas e mantenha o local com segurança como redes de proteção, portões, etc.
Acesse o site do Tuba Go e conheça essa plataforma incrível e parceira da hth® contra o afogamento infantil. Acompanhe tudo pelas redes sociais e siga @tubago.oficial.