Você sabe para que serve o cloro na piscina? Bom, mesmo que você não entenda exatamente, mas tenha piscina em casa, sabe muito bem que ele é indispensável para manter a saúde de sua família durante os momentos de diversão.
Há doenças que podem ser transmitidas pelo uso de piscinas que não tenham recebido tratamento adequado da água, por isso o uso de cloro na piscina é tão importante.
O tratamento inadequado da água permite a disseminação de bactérias e fungos, por isso, o tratamento adequado da água com cloro é indispensável para eliminar estes microrganismos patogênicos.
No artigo de hoje, vamos falar sobre as 5 doenças comuns que são transmitidas pela água da piscina. Acompanhe!
A micose é uma infecção causada por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos. É a doença mais comum em pessoas que frequentam piscinas maltratadas. Para evitar a infecção por micoses é importante secar bem o corpo, principalmente os pés, virilha e axilas logo após sair da piscina.
A foliculite trata-se de uma inflamação na raiz dos pelos, causada por uma bactéria presente em águas de piscinas que não estejam devidamente tratadas. A foliculite pode ser tratada em casa com uso de sabão antisséptico ou medicamentos prescritos por médicos.
Verrugas, como a conhecida “olho de peixe” ou “verruga plantar” é uma doença causada pelo papiloma vírus humano (HPV). O vírus HPV pode penetrar na pele ao andar descalço em locais contaminados com o vírus, como piscinas. A maioria dessas verrugas desaparecem sozinhas com o tempo, embora isso possa demorar um pouco.
É uma infecção que ataca as vias urinárias e os órgãos sexuais. Ela pode afetar tanto homens quanto mulheres, sendo mais comuns em pessoas do sexo feminino. Nesses casos, se mal curada, pode causar irritação no útero e nas trompas de Falópio.
Os vírus e as bactérias causadoras da diarreia são a principal fonte de contágio nas piscinas. Uma pessoa que esteja com diarreia ou a tenha tido cerca de 2 semanas antes de usar a piscina, pode contaminar a água com germes e transmitir o problema a outras pessoas.
Com todas essas doenças relacionadas a bactérias e fungos, você ainda tem dúvidas de para que serve o cloro na piscina? Mas não basta que você limpe a piscina regularmente e jogue cloro na água, a dosagem do produto deve ser correta.
Se a água receber pouco cloro, não será suficiente para matar as bactérias e os fungos contidos na água. Dessa forma, quem usar a piscina ainda corre o risco de se contaminar.
Vale ressaltar que o excesso de cloro também pode trazer danos à saúde dos usuários da piscina, causando alergias e irritações na pele. Portanto, a dosagem de cloro deve ser calculada de acordo com o volume de água de sua piscina.
Até agora falamos dos benefícios do cloro para evitar que sua família contraia doenças que podem ser transmitidas pela água mal tratada da piscina.
Adicionalmente, produtos a base de cloro são também utilizados em outros tipos de aplicações, como por exemplo, pelos serviços de abastecimento de água para realizar a potabilização da água para consumo humano.
Produtos a base de cloro são usados também para higienização de frutas, verduras e legumes, eliminando micro-organismos e resíduos de agrotóxicos contidos nos alimentos, que podem prejudicar nossa saúde.
Mas, vale ressaltar que o produto deve estar devidamente registrado na ANVISA para ser utilizado em cada uma destas aplicações
Agora que você já sabe para que serve o cloro na piscina, leia o artigo que preparamos para você saber exatamente como aplicá-lo.