logo hth produtos para piscina

animal morto na piscina

Achei um animal morto na piscina. Devo trocar toda a água?

Uma situação muito comum para os donos de piscinas é encontrar algum animal morto na piscina – pequenos ou maiores – no fundo do recinto ou boiando na água. Apesar de desagradável, isso ocorre com mais frequência do que se imagina, mesmo com os devidos cuidados.  

Assim, quando isso acontece, a primeira reação do proprietário da piscina é querer trocar toda a água da mesma. Porém, a boa notícia que a hth®  tem para dar é que isso não é necessário! 

É possível contornar esse problema e evitar gastos com o desperdício de água. Para isso, recomendamos alguns tratamentos que deixarão a água da piscina saudável novamente.

Como evitar que animais morram dentro da minha piscina?

Piscinas que estão próximas a árvores, jardins e natureza, em geral, são de fácil acesso para animais. 

Mas a cobertura da piscina com uma lona, especialmente quando o ambiente não estiver sendo usado, pode resolver de forma eficaz. 

A lona também protege das ações da natureza como poeiras, sujeiras, chuva e sol. Porém, mesmo com a proteção da lona para piscina, é possível que algum animal ou sujeiras consigam entrar na água.

Animais mortos na piscina: quais problemas causam?

Todo material orgânico que permanece na água, sem o tratamento periódico e correto, ajuda a proliferar bactérias e fungos. 

Muitas vezes, algas se desenvolvem em razão da presença de insetos mortos, folhas, galhos, resíduos de óleo, fezes e urina. 

Esses materiais contribuem no desequilíbrio de parâmetros importantes como pH, alcalinidade, cloro livre e ácido cianúrico, que têm o papel de potencializar os efeitos do cloro na sanitização da água.

Por que não se deve descartar a água da piscina?

A troca total da água da piscina é uma situação extrema, realizada apenas em alguns poucos casos. 

Mas é importante lembrar que quase todo problema relacionado à água e à piscina tem solução com limpeza e tratamento com produtos químicos adequados.

Além disso, a troca da água promove um grande desperdício, não sendo uma ação “amigável” ao meio ambiente. Sem contar, claro, nos prejuízos financeiros que isso acarreta. 

Do mesmo modo, o descarte pode causar outro problema. Dependendo do tipo de piscina (fibra de vidro, alvenaria ou concreto) as paredes e chão poderão rachar após remover toda a água, causando ainda mais prejuízos.

Como limpar a água da piscina após encontrar um animal morto

O primeiro passo é retirar o animal morto da água com uma limpeza física da. Então, utilize equipamentos como peneiras e cabos telescópicos. 

Se os animais estiverem também nas bordas, faça a limpeza dessa parte da piscina com o hth® Limpa Bordas.

Em seguida, é necessário aplicar alguns produtos para piscina, fazendo toda a higienização e removendo todos os microrganismos que podem ser prejudiciais à saúde dos banhistas.

Faça a correção do pH e da alcalinidade

Ao encontrar um animal morto dentro da água da piscina, é necessário corrigir o pH da piscina e a alcalinidade. Lembrando que as faixas aceitáveis de cada um desses parâmetros são:

    • pH: entre 7,0 e 7,4 – previne corrosão dos equipamentos e acessórios e garante a eficiência do cloro; 
    • Alcalinidade Total: entre 80 e 120 ppm – equilibra o pH e contribui para a estabilidade da água;
    • Cloro Livre: entre 1 a 3 ppm –  mantém a pureza da água ao eliminar os microrganismos
  • Ácido Cianúrico: até 50 ppm – até este nível, a ação de purificação do cloro livre é preservada.

Logo, use a hth® Fita Teste, um produto que permite avaliar todos os parâmetros de uma só vez. 

Como usar a hth® Fita Teste

Pegue uma fita, mergulhe na água da piscina cerca de 30 cm abaixo da superfície. Retire logo em seguida.

Depois, aguarde 15 segundos sem balançar a fita, evitando que o excesso de água seja removido. Após esse tempo, você já pode verificar os resultados que aparecem na fita, comparando-os com os resultados que estão no rótulo do produto.

De acordo com a necessidade, regule os parâmetros com produtos como hth® Redutor de Alcalinidade e pH, hth® Elevador de pH Líquido, ou hth® Redutor de Alcalinidade e pH Extra Forte. 

Uso do cloro na superdosagem

O próximo passo, então, é utilizar o cloro em superdosagem (15g/m³  a 20gm3.) Assim, a eliminação de qualquer tipo de contaminante será garantida e a piscina poderá ser usada quando os níveis de cloro voltarem para a condição aceitável entre 1 e 3 ppm.

É recomendado o uso de hth® Cloro Granulado Super Shock. Com ele, a eliminação de bactérias é de 99,99% pois têm ação de supercloração. Seu uso deverá ser feito apenas uma única vez, dando resultado após poucas horas de sua aplicação.

Em piscinas de azulejo, o recomendado é aplicar todo o conteúdo da embalagem próximo ao ralo de fundo da piscina. 

Já em piscinas de vinil e fibra, use um balde limpo e sem resíduos de outros produtos. Então, adicione 5 litros de água e dilua todo o conteúdo da embalagem.

Além disso, para aplicar o hth® Super Shock, é preciso que os níveis de cloro estejam entre 1 e 3 ppm (Partes por milhão). 

O resultado é uma piscina limpa, cristalina e livre de bactérias, pronta para uso dos banhistas.

A hth® oferece soluções para avaliar, purificar, proteger e solucionar diversos problemas da piscina. Nossa missão é oferecer água cristalina e livre de doenças para nossos clientes. 

Confira todos os nossos produtos e entre em contato conosco para tirar dúvidas quanto ao uso correto.