logo hth produtos para piscina

Piscina padrão

Infiltração na piscina: como solucionar o problema?

Por consequência das altas temperaturas, é comum que o volume da água da piscina diminua com o passar dos dias.

No entanto, quando essa diminuição ocorre em grande quantidade, pode ser um indício de vazamento ou infiltração na piscina.

Esse transtorno pode decorrer de uma série de fatores, como falhas de impermeabilização, uso de materiais de baixa qualidade ou até mesmo defeitos técnicos nas bombas e outros equipamentos.

Em todo o caso, é preciso corrigir o problema o mais rápido possível, já que ele pode comprometer a estrutura de toda a nossa área de lazer.

Se você possui uma piscina em casa e quer se ver livre de problemas de infiltrações, este post é para você!

Nele, vamos te mostrar como identificar e corrigir os temidos vazamentos. Acompanhe!

Como identificar uma infiltração na piscina?

Antes de tudo, é preciso identificar se realmente está ocorrendo um vazamento em sua piscina.

A maneira mais simples é colocando uma fita adesiva um pouco acima do nível da água.

Feito isso, verifique se há alguma mudança nas 24 horas seguintes.

Vale lembrar que é normal uma piscina perder cerca de três milímetros de água por dia, principalmente em dias secos. No entanto, se a perda for superior a esse número, é provável que esteja ocorrendo um vazamento, o que pode ocasionar uma infiltração.

Nesse caso, é importante contratar um profissional qualificado, para que ele identifique onde está ocorrendo a vazão — se na estrutura ou na tubulação.

Em seguida, ele te indicará as melhores técnicas de reparo de acordo com o problema e o tipo da piscina.

A seguir, veja as soluções mais utilizadas:

  • em casos onde é possível identificar o local da vazão: empresas especializadas utilizam equipamentos precisos para detectar o local exato do vazamento, reparando-o;
  • em casos onde não é possível encontrar o vazamento: geralmente, isso ocorre por falhas de impermeabilização. Nesse caso, é necessário utilizar produtos especiais na água capazes de vedar a vazão (técnica chamada de cristalização).

Como evitar vazamentos?

Os vazamentos nas piscinas podem comprometer a estrutura de concreto, aumentar o consumo de água e causar infiltrações no subsolo.

Além de ser perigoso para toda a área próxima da piscina, o problema também pode provocar a contaminação da água por meio de elementos externos.

Vale lembrar que uma das principais causas de vazamentos é a falha nos sistemas de impermeabilização.

Contrate profissionais capacitados para iniciar o projeto de impermeabilização antes mesmo da obra da piscina começar.

Diversos fatores como a inclinação do solo, a quantidade da água da piscina e a umidade prevista para o ambiente são levados em consideração antes de iniciar o projeto.

Uma boa impermeabilização garante que a sua piscina fique protegida contra a deterioração do concreto, descascamento de pinturas, desgastes, fissuras, dentre outros problemas.

Outro motivo de perda de água são as rachaduras nas tubulações, principalmente nos cotovelos dos canos. Com a mudança em alguns pontos do solo, o peso força o cano que pode trincar.

Esperamos que nosso artigo tenha contribuído para esclarecer suas dúvidas sobre infiltração na piscina. Se você ainda tem alguma pergunta ou gostaria de compartilhar suas experiências, deixe um comentário abaixo!

Conheça os melhores produtos para piscina da hth.