Limpar a piscina é um assunto que merece atenção! Afinal, esse espaço de lazer exige cuidados especiais para garantir a qualidade da água.
Se a água não estiver corretamente limpa, ela poderá ser, em vez de fonte de lazer, uma fonte de transmissão de doenças.
Então, saiba que existem processos e produtos recomendados para se fazer uma higienização completa e adequada da água. Vamos falar deles neste texto.
Para começar, ressaltamos que é importante utilizar algumas acessórios:
Esses acessórios permitem limpar as paredes e aspirar o fundo da piscina com facilidade, removendo os resíduos.
Depois disso, será hora de iniciar o tratamento químico de purificação da água, que descreveremos abaixo.
Estas ações, se seguidas corretamente, proporcionarão o saneamento completo da água, deixando-a pronta para o uso a qualquer hora. Confira:
A água da sua piscina é permanente, ou seja, não exige substituição por água nova. Essa medida, aliás, contribui para evitar o desperdício de água e ainda reduz os custos com o abastecimento.
Por outro lado, a utilização da mesma água implica em cuidados especiais para que o líquido esteja sempre em boas condições de uso.
Para isso, você precisará avaliar alguns parâmetros como alcalinidade, pH, Cloro Livre e Ácido Cianúrico, utilizando a hth® Fita Teste.
Com base em padrões pré-estabelecidos, você terá um cenário ideal do que precisará fazer e corrigir se necessário.
E saberá quais são os produtos mais indicados para realização da manutenção.
A faixa ideal da alcalinidade deve estar entre 80 a 120 ppm. Quando fora dessa faixa, a alcalinidade pode provocar desequilíbrio do pH. Dependendo da situação, se precisar corrigir, utilize o hth® Elevador de Alcalinidade ou hth® Redutor de Alcalinidade e pH.
Para um pH equilibrado é necessário que a faixa esteja entre 7,0 e 7,4. Se estiver abaixo ou acima desse índice, o pH diminui o desempenho dos produtos e faz com que olhos e pele fiquem irritados.
Para corrigir o pH, use o hth® Elevador de pH ou hth® Redutor de Alcalinidade e pH, conforme as quantidades indicadas no rótulo.
Se o índice residual de cloro livre estiver fora dos padrões, a água fica inadequada para uso. Verifique se a faixa corresponde ao padrão 1 a 3 ppm. Caso contrário, será necessário corrigir como no passo seguinte, que é o da purificação.
Quando o ácido cianúrico está muito alto, ele interfere na ação do cloro livre e compromete toda a qualidade da água.
O ideal é que esse parâmetro chegue, no máximo, ao nível de 50 ppm. Por isso, no processo de purificação (passo 2), esse fator também precisará ser avaliado.
Se o ácido cianúrico ultrapassar os 50 ppm será necessário interromper o tratamento com as pastilhas e ou cloro estabilizado. Somente depois disso, então, dê início ao processo com o cloro tradicional.
Após a avaliação desses índices, separe os produtos necessários para começar o segundo passo, da purificação.
A não purificação da água causa o acúmulo de resíduos, bactérias, fungos e algas que prejudicam a saúde. Além disso, outros compostos danificam o revestimento causando manchas, descoloração e até mesmo danos aos equipamentos.
Portanto, na etapa de purificação da água, devemos ajustar a alcalinidade e o pH.
Existem vários purificadores e você deve escolher de acordo com o perfil da piscina e a sua necessidade. Alguns exemplos são:
Não basta fazer a limpeza de piscina! É preciso mantê-la sempre pronta para utilização, evitando a exposição da água a fatores que podem prejudicar a saúde de quem a utiliza.
Protetor solar, bronzeadores, folhas e resíduos diversos podem se acumular nas bordas e no fundo, comprometendo a qualidade da água.
Por isso, neste passo é recomendado utilizar alguns produtos que vão ajudar na manutenção da piscina.
O hth® Elimina Oleosidade remove resíduos de cosméticos e protetores solar, eliminando a oleosidade que fica na superfície da água.
Outros produtos são recomendados para a aplicação alternada, como o hth® Reduz Aspiração, que aumenta a retenção de partículas na areia do filtro, e hth® Previne Água Verde, que previne o aparecimento de algas.
Há também um produto específico, que ajuda a limpar as bordas quando a sujeira começa a ficar impregnada.
As algas, que causam o efeito “água verde” não param de entrar na água. Isso porque são trazidas pelo vento, pois estão no ar.
Por isso é importante, se possível , manter a piscina coberta com capa quando esta não for inutilizada por algum tempo e manter o processo de manutenção e sanitização da piscina.
Outra dica sobre como limpar piscina abrange a área ao redor do espaço de lazer, que devem estar sempre limpos.
Caso contrário, a higienização da água poderá ser comprometida em pouco tempo, já que os resíduos são facilmente transportados pelo ar, ou até mesmo por pessoas e animais que andam por ali.
É importante sempre verificar se os equipamentos, como o filtro, estão funcionando corretamente e realizar a limpeza regularmente, conforme indicado pelo fabricante.
Quando o assunto é cuidar da saúde das pessoas, é melhor levar a qualidade dos produtos a sério.
A hth® dedica tempo e investe em pesquisas para trazer produtos de forma legal, responsável e profissional.
Agora que você aprendeu como limpar sua piscina em apenas três passos, é importante seguir cada um deles com atenção e cuidado.
Esperamos que as dicas descritas aqui tenham sido úteis e possam te ajudar. Para receber mais dicas sugerimos que acompanhe a hth® Brasil no Facebook, Instagram e YouTube.
Vida combina com piscina!