logo hth produtos para piscina

Limpar Piscina

Saiba como manter uma Piscina Limpa por mais tempo

Um recinto de diversão e relaxamento, a piscina é também um espaço para a prática de atividades físicas. Esse ambiente é um dos preferidos da casa, sendo o cenário perfeito para reunir família e amigos. Mas a diversão só é realmente completa e segura quando a piscina limpa e devidamente tratada 

A qualidade e a higienização da água devem ser priorizadas sempre, a fim de garantir o bem-estar de quem mergulha.

Sendo assim, este artigo da hth® vai mostrar algumas dicas sobre como manter uma piscina limpa por mais tempo. Saiba mais!

Qual a importância de manter a piscina limpa?

A água limpa e devidamente purificada é uma questão de extrema importância para a saúde dos banhistas. 

Afinal, a água com presença de folhas, insetos, materiais orgânicos e outros detritos tende a ficar turva, ou pior! 

Afinal, a sujidade pode ajudar na proliferação de algas, que tornam a água esverdeada e elevam as chances de proliferação de bactérias. 

As bactérias, por sua vez, são causadores de diversas enfermidades como:

  • Infecções por estafilococos
  • Hepatite A
  • Conjuntivite
  • Otite
  • Giardíase
  • Micose
  • Diarreia
  • Dermatite 

Quais fatores podem contaminar a água da piscina?

Além de insetos, folhas e galhos trazidos pelas chuvas, outros materiais contaminam a água da piscina

É o caso do próprio suor dos banhistas, além da urina, dos protetores solares e bronzeadores oleosos e até das fezes de animais e crianças.

Cada um desses materiais orgânicos causa impactos na qualidade da água, que deve passar por dois tipos de tratamento: limpeza física e limpeza química com os produtos hth®.

Tratamento físico da piscina

O tratamento físico é a parte do processo onde a sujeira visível (folhas, poeiras, areia, etc) é removida, sem adição de produtos químicos. 

Assim, trata-se de retirar pequenos lixos com ajuda de uma peneira, bem como aspirar e filtrar. 

Para realizar essa etapa o proprietário precisa ter alguns acessórios essenciais: uma peneira de superfície, escova, aspirador e filtro.

Passo a passo da higienização física

A limpeza começa pela escovação das paredes e bordas da piscina sempre que estiverem escurecidas. 

O hth® Limpa Bordas ajuda no processo de limpeza, sendo um produto com ação detergente, ideal para bordas de piscinas de fibra, vinil ou azulejo.

Com auxílio de uma peneira retire as folhas, insetos e demais sujeiras que estejam suspensas na água. 

Esse processo é muito importante, pois esse tipo de sujeira causa entupimentos no filtro e até mesmo atrapalha a ação do cloro.

Aspiração da piscina

Depois de retirados os resíduos maiores, é o momento de continuar a limpeza utilizando o aspirador para sugar detritos que a peneira não consegue reter. Esse aparelho também vai remover a sujeira acumulada no fundo.

Nesse momento, uma dica interessante é usar o hth® Reduz Aspiração

Esse produto melhora o desempenho da filtração diária, elevando a retenção de resíduos na areia do filtro. 

Desse modo, a frequência de aspiração do fundo da piscina pode ser reduzida sem prejuízos.

O último passo é ligar o filtro. Nele, a água passa por um reservatório com uma areia especial que retém as impurezas que restaram na água após a limpeza com os passos anteriores. 

O equipamento necessita de algumas horas para agir, e o período correto é indicado por cada fabricante e deve ser respeitado. Normalmente são 6 horas de filtração por dia.

Recomenda-se que o tratamento de higienização física seja realizado de uma a duas vezes por semana, para garantir a boa manutenção da piscina.

Como manter uma piscina limpa com tratamento químico

É preciso, ainda, fazer o tratamento químico, que consiste em aplicar produtos que reagem com a água. 

A limpeza física retira a sujeira, mas só aplicando os produtos necessários é possível matar bactérias e outros microrganismos, garantindo que a água não desenvolva odores ruins, bactérias, fungos e transmita doenças.

Tratamento químico da água: passo a passo

O primeiro passo é avaliar a alcalinidade e o pH da água: medida do potencial hidrogeniônico, que indica se a água está muito ácida ou basica. O nível ideal de pH é de 7.0 a 7.4 e pode ser avaliado utilizando a hth® Fita Teste. 

Para testar, mergulha uma fita na água da piscina por 3 segundos. Depois, retire a fita, aguarde por mais 15 segundos sem balançar a fita para não remover o excesso de água. O resultado das cores que aparecer na fita poderá ser comparado ao rótulo do produto (estojo da fita)

Se a água estiver com pH próximo do 6,2, adicione o produto hth ® Elevador de pH, composto por carbonato de sódio. Se estiver acima de 7,4 aplique o Redutor de alcalinidade e pH, que diminui o pH.

Feito o procedimento acima, é o momento de aplicar o algicida de manutenção. O produto serve para combater a proliferação de algas verdes.

Deve ser colocado na quantidade de 5 a 7ml para cada 1000 litros de água, uma vez por semana.

Por último, é necessária a aplicação do cloro. É ele que mantém a água saudável, mata bactérias e outros microrganismos que podem causar doenças. 

A dosagem do cloro é de 4 gramas por mil litros, dia sim dia não, de preferência no final da tarde.

Cuidados durante o inverno

Durante o inverno, não esvazie a piscina, pois prejudica a durabilidade do seu revestimento que fica exposto ao ressecamento e desperdiça muita água. 

Procure cobrir a piscina com uma capa quando ela for ficar sem uso. Desse jeito, isso ajuda a mantê-la limpa.

Fale com a hth ®

Além de pioneira, a hth ® é líder absoluta no Brasil e no mundo, em produtos para tratamento de água de piscina. Com produtos inovadores, oferece as melhores soluções para os consumidores.