logo hth produtos para piscina

tudo sobre pH da água da piscina

Tudo o que você precisa saber sobre pH!

Quem sempre prestou atenção às aulas de química na escola deve se lembrar do termo pH. Essa sigla é também bem conhecida para quem cuida e trata piscinas. 

Porém, muitos tratadores de piscina apresentam dúvidas sobre a importância do pH e sobre como manter a estabilidade desse parâmetro no tratamento da água.

Por isso, descubra tudo o que você precisa saber sobre ele aqui, no Blog hth®, e trate a sua piscina com mais conhecimento e qualidade!

pH: Quais as particularidades deste parâmetro de avaliação da água da piscina

pH é a sigla de potencial hidrogeniônico, uma composição química que serve para medir se uma substância está neutra, ácida ou básica. Em suma, ele mostra a concentração de ions H+ na água. 

Além disso, sua escala vai de 0 a 14; se a água apresenta pH 7, significa que está neutra. 

Já abaixo de 7, a piscina está com água ácida. Valores acima de 7 são alcalinos (ou básicos).

No caso das piscinas, o nível de pH é capaz de indicar o melhor tratamento para a água, buscando mantê-la em condições de uso para os banhistas. 

Importância do pH para a saúde dos banhistas e para a qualidade dos equipamentos

Quando esse parâmetro está com nível abaixo ou acima do ideal, o potencial hidrogeniônico pode acarretar problemas de saúde para os banhistas e prejuízos em relação aos equipamentos metálicos da piscina.  

Para entender melhor sobre o potencial hidrogeniônico influencia na água da piscina, veja as explicações abaixo:

pH baixo 

Quando a água está muito ácida, os produtos de tratamento terão sua ação comprometida, pois todos eles são feitos para atuar em uma piscina com pH 7.0 – 7.4. 

Sem falar que a acidez pode provocar irritações nos olhos, pele e mucosas dos usuários e pode também prejudicar partes metálicas da piscina devido à corrosão.

pH alto

Da mesma forma, uma água muito básica pode resultar em uma piscina turva e, ao contrário da corrosão, também pode iniciar processos de formação de calcário nas tubulações e equipamentos. 

Com este pH alto a eficácia do cloro fica comprometida e ele não age cem por cento.

Outro ponto importante a se destacar é que isso também provoca irritações nos olhos, pele e mucosas.

pH ideal

O valor ideal para a água da sua piscina é algo entre o 7.0 e 7.4, ou seja, levemente alcalina. A água nesse estado garante, decerto, a eficiência máxima do cloro e previne a corrosão dos seus equipamentos. 

Ademais, proporciona uma água limpa, cristalina e agradável para todos os usuários.

Curiosidade: o valor entre 7.0 – 7.4 é próximo do pH da lágrima dos nossos olhos, por isso é agradável e não provoca irritação!

Como medir o pH da piscina

A Fita Teste hth® é o melhor instrumento para testar os 4 parâmetros de uma só vez. É um produto prático, inteligente e eficaz para avaliar o pH, alcalinidade total, cloro livre e o ácido cianúrico.

Então, para medir, pegue uma fita e mergulhe-a a 30 cm abaixo do nível da água. Assim, você evita o contato da fita com os contaminantes que ficam na superfície da água. 

Após isso, segure a fita por 3 segundos na água, removendo-a em seguida. Espere mais 15 segundos para poder verificar os resultados, que deverão ser comparados com as indicações contidas no rótulo do produto. 

Assim, com a avaliação dos parâmetros da água da sua piscina já feita, você pode usar produtos hth® para ajustar de maneira precisa.

É válido lembrar que a alcalinidade alterada para mais ou para menos também influencia no pH e, consequentemente, na eficácia do cloro. Por isso, primeiro faça a correção da alcalinidade para depois corrigir o pH.

Aplicação de cloro depois de avaliar e corrigir o pH

Se depois de testar a piscina você precisou corrigir o pH com os produtos recomendados acima, é hora de aplicar o cloro, que vai ajudar a purificar a água. 

Então, depois de colocar a filtração em funcionamento, aplique o hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance ou o hth® Cloro Concentrado Tradicional na dose indicada nos rótulos. 

Enquanto o hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance é recomendado para piscinas residenciais e é eficaz na eliminação de bactérias, o hth® Cloro Concentrado Tradicional pode ser usado em piscinas com grande fluxo de pessoas. 

Esse produto também conta com alta concentração de ativo, eliminando as bactérias de forma eficaz. 

Tanto no uso do hth® Mineral Brilliance quanto do hth® Cloro Tradicional, a quantidade recomendada de cloro é de aproximadamente 4,4g hth® Cloro Aditivado 10 em 1 para cada 1.000 litros (1m³) de água.

Em piscinas de vinil, é permitido espalhar o cloro diretamente na água da piscina, ao longo das laterais. 

Mas, nas piscinas de fibra e vinil, prefira usar um balde limpo e sem resíduos, contendo água da piscina misturada ao cloro. 

Depois isso, o conteúdo diluído do balde poderá ser despejado na piscina, 

Gostou do artigo? Cuide da sua piscina com a inteligência e facilidade da hth® e compartilhe o texto em suas redes sociais!