Muito utilizado na área industrial para sanitização de ambientes de produção, o cloro se tornou um importante produto químico nos meios doméstico e comercial. Assim, ele é, atualmente, o principal produto aproveitado na purificação das piscinas domésticas, de academias e clubes.
Mas o uso do cloro para piscina se torna muito mais efetivo quando combinado com outros produtos, incluindo a hth® Fita Teste, uma fita indicadora de parâmetros que permite fazer ajustes de pH, alcalinidade e cloro livre nas piscinas.
Basicamente, o cloro é gás utilizado para sanitizar a água da piscina, deixando-a livre de agentes contaminantes e mais saudável para uso dos banhistas.
A vantagem da aplicação do cloro na água é que esse produto químico consegue eliminar quase 100% das bactérias, fungos e outros microrganismos contidos na água.
Desse modo, as chances de um banhista ter doenças como micose, inflamações nos olhos, nariz e ouvidos, infecções intestinais e até dengue são bastante reduzidas.
Afinal, o cloro conta com propriedades capazes de eliminar os microrganismos eficazmente, mas sem oferecer riscos aos usuários da piscina – quando adicionada na quantidade recomendada pelo fabricante.
O cloro é capaz de purificação a água com base numa reação química. Assim que é dissolvido na água, o produto químico dá origem a outros subprodutos: o ácido hipocloroso (HOCI) e o íon hipoclorito (OCL).
Tanto o HOCI quanto o OCL agem contra os lipídios; enquanto o ácido hipocloroso destrói as bactérias em poucos segundos, o íon hipoclorito demora um pouco mais para ter feito – cerca de meia hora.
Depois de entrar contato com os microrganismos que ele tem a missão de eliminar, o cloro perde seu efeito. Então, sua ação desaparece com o tempo, havendo necessidade de nova aplicação do cloro na água.
E vale lembrar que a água da piscina também evapora, fazendo com que a quantidade do produto também seja reduzida pela ação do raio solar.
Além disso, para que o produto químico realmente funcione, a água deve estar com seus parâmetros ajustados. Caso pH, alcalinidade, cloro livre ou ácido cianúrico estejam em desequilíbrio, o cloro não terá a mesma eficiência para matar bactérias, fungos e outros agentes contaminantes.
Antes da aplicação do cloro, faz-se necessário ajustar os parâmetros da água com auxílio da hth®Fita Teste, que permite avaliar parâmetros de alcalinidade e pH da água da sua piscina.
Para usar a fita, faça os seguintes passos:
Então, basta fazer a comparação das cores da fita com as cores do rótulo. Assim, o rótulo vai mostrar quais parâmetros precisam ser ajustados. Lembrando que existem faixas ideais para pH, alcalinidade, cloro livre e ácido cianúrico:
Caso seja necessário equilibrar um desses parâmetros, indicamos a utilização de produtos como hth® Redutor de Alcalinidade e pH e o hth® Elevador de Alcalinidade.
Feito isso, utilize um dos três produtos que a hth® oferece para sanitizar a água da piscina:
Indicado para piscinas residenciais, o hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance 10em1™ possui várias finalidade. Além de eliminar bactérias e fungos, o produto promove brilho à água, intensificando sua cristalinidade.
É perfeito também na prevenção da água verde, clarificando a água por meio da eliminação de micropartículas na filtração.
Já o hth® Cloro Concentrado tradicional possui 65% de cloro ativo, sendo recomendado para piscinas de maior fluxo como as piscinas de academias. Ele conta com uma fórmula muito eficaz na eliminação de bactérias da água da piscina.
Sendo assim, sem confusão ou desinformação na hora de tratar a sua piscina!
O cloro é essencial para uma piscina mais limpa, protegida e higienizada. Trate sua piscina diariamente, seguindo os passos hth® e aprenda a manipular o cloro, para proteger a água, sua saúde e sua diversão.