Após longos dias de frio no inverno, chegou o momento de celebrar a primavera e curtir a piscina em casa. Para aproveitar melhor esse espaço de lazer, lembre-se de fazer o tratamento de piscina com os produtos e procedimentos corretos.
Ao seguir todos os passos de como tratar a piscina, você preserva a qualidade da água e evita a contaminação do recinto. Além disso, o tratamento de piscina garante que doenças como micoses fiquem bem longe da sua família.
Então, continue lendo este artigo da HTH e confira mais detalhes sobre como tatar a piscina após o inverno!
É comum que a piscina se torne um ambiente praticamente esquecido durante os dias mais frios do ano. Contudo, deixar de lado a manutenção da água e do tanque pode acarretar vários problemas futuros e muito desperdício de água.
Se a piscina não permanecer coberta durante o período de chuvas, é quase certa a presença de insetos, detritos, folhas e algas na água e no revestimento. Mas mesmo que a piscina seja coberta, ao não receber a devida manutenção, os microorganismos vão se proliferar.
Com isso, além da sujeira aparente da água, o líquido pode ficar turvo e o revestimento ser comprometido com a sujeira incrustada. Então, tenha em mente que antes de abrir a piscina para a temporada de verão, a limpeza do espaço de lazer é primordial.
Mas preparar sua piscina para o verão envolve muito mais do que apenas ajustar o pH e a alcalinidade da piscina, ou aplicar o cloro. Para ajudá-lo a preparar sua piscina para que fique limpa e pronta na primavera, listamos todas as medidas necessárias!
Antes de liberar sua piscina para uso da família e dos amigos, remova a lona de cobertura – caso utilize uma.
No caso de haver água acumulada sobre a lona, faça a drenagem para que essa água suja não entre em contato com a água da piscina. Em seguida, limpe toda área ao redor da piscina, incluindo o deck da piscina.
Com todo o cuidado, retire galhos, folhas e insetos que estejam próximos à borda piscina ou já dentro da água. Para facilitar o trabalho, use uma peneira e um cabo telescópico, equipamento que ajuda a acessar todos os cantos do tanque.
Sua piscina está sem uso há muitos meses? Então é indicado também a realização de uma inspeção dos principais equipamentos: filtro, bomba e areia do filtro. Ademais, verifique também o skimmer.
Faça um teste com a bomba: encha o pré-filtro com água usando uma mangueira; coloque a tampa e ligue a bomba. Enquanto estiver funcionando, observe pela tampa para ver se a água está circulando e verifique a pressão no manômetro do filtro.
Se não houver movimento na água ou pressão no manômetro, pode haver um vazamento de sucção ou o manômetro pode estar quebrado.
Para remediar isso, aperte as conexões da tubulação da bomba e inspecione as válvulas de sucção quanto a vazamentos.
Vale destacar que conexões soltas e vazamentos de ar prejudicam o funcionamento perfeito da bomba, exigindo reparos de um técnico especializado.
Por fim, reconecte seu filtro, bomba, aquecedor e qualquer outro equipamento de piscina que você desconectou para o inverno.
Escove e aspire bem a sua piscina para remover qualquer sujeira e detritos remanescentes do tempo em que o local ficou sem uso. Além disso, lembre-se de limpar todos os acessórios da piscina, incluindo escadas e corrimões.
Sobretudo, limpe também as bordas com o Limpa Bordas da HTH, que possui ação detergente, limpando eficientemente sem produzir espuma.
Depois de escovar e aspirar completamente a piscina, deixe o sistema de filtragem funcionando durante a noite. Este sistema ajudará a filtrar qualquer sujeira, detritos, algas e bactérias deixadas flutuando na água depois de esfregar a piscina.
Aplique um tratamento de choque na piscina para eliminar quaisquer bactérias e contaminantes remanescentes na água. Mas certifique-se de seguir cuidadosamente as instruções no rótulo do produto. Lembrando que é importante o ajuste da alcalinidade e do pH antes da aplicação do cloro.
Da mesma forma, use os equipamentos de segurança recomendados, incluindo: óculos e luvas ao aplicar choques em sua piscina. Uma dica: a supercloração consiste no uso de 14 gramas de cloro tradicional ou 18 gramas de cloro 10 em 1 para cada mil litros de água.
Quando a piscina está com a água verde, recomenda-se a aplicação de um algicida de choque e um clarificante após o cloro. Deixe o filtro no modo “recircular” por seis horas. Assim que a sujeira decantar, faça a aspiração do tanque, drenando a água com os detritos direto para o esgoto.
Após operar o sistema de circulação por 24 a 48 horas, teste a química da água da piscina e ajuste conforme necessário.
Aproveite a hth® Fita Teste a fim de verificar os níveis de pH, cloro e alcalinidade total da água. O intervalo ideal para cada um dos parâmetros é o seguinte:
Ao ajustar a química da piscina, comece ajustando a alcalinidade total com produtos que aumentam ou diminuem a alcalinidade. Depois de adicionar a quantidade recomendada do produto, espere pelo menos 3 horas antes de testar a água novamente.
Indicamos o hth® Redutor de Alcalinidade e pH Extra Forte e o hth® Elevador de Alcalinidade. Uma vez que a alcalinidade esteja na faixa ideal, ajuste o pH. Depois de equilibrar a química da água, sua piscina deve estar segura, limpa e pronta para uso.
Todas essas dicas da hth® vão ajudar a preservar a qualidade e a boa aparência da sua piscina. Então, basta aproveitar os melhores momentos do verão com a sua família!
Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!