Para muitas pessoas, ter uma piscina em casa é um grande privilégio. O recinto proporciona diversão e conforto sem sair de casa, mas também exige atenção quanto à limpeza da piscina.
Afinal, esse espaço de lazer pode aglomerar sujeiras tanto quanto às demais áreas da casa. No entanto, os danos causados pelo acúmulo de oleosidade e sujeira são maiores, afetando diretamente a saúde de todos.
Além disso, quando você decide ter uma piscina em casa, deve saber que, junto ao acréscimo de diversão, as despesas aumentam igualmente.
Isso porque a casa consome mais água e há investimentos na compra de produtos para limpeza de piscina.
Levando tudo isso em conta, é sempre bom organizar o projeto da nova piscina considerando custos, tratamento de piscina, entre outros aspectos.
Então, caso você esteja pensando em construir uma piscina na sua casa, confira algumas dicas para obter sucesso no seu novo projeto!
Ao iniciar o plano de ter uma piscina em casa, tenha em mente que é um processo longo, e não uma construção do dia para a noite.
O planejamento é primordial para não ter complicações futuras com a sua piscina. Com esse plano, portanto, você consegue levantar questões como:
Lembre-se de que é fundamental que o solo esteja totalmente nivelado. Assim, evita-se que a água transborde e ocorra um grande desperdício (além do aumento do consumo de água).
Do mesmo modo, esse cuidado ajuda a manter o bom funcionamento das bombas da piscina.
Você quer uma piscina retangular, mas o terreno comporta uma piscina quadrada? Então faça a adaptação do projeto antes que a construção comece de fato.
Parece uma observação óbvia, mas há quem pense que existe sempre uma forma de dar um “jeitinho” no projeto. Não espere a construção começar para descobrir que um projeto de piscina não pode ser alterado no meio do caminho”
Escolher o material que reveste a piscina também deve ser um assunto colocado em pauta. Assim, caso queira uma piscina em formato diferente, será necessário que o revestimento seja feito em vinil.
Mas saiba que a durabilidade desse tipo de material é mais limitada: entre 8 a 10 anos. Outros materiais de piscina são: azulejo, fibra e outros.
Além disso, um fator importante é a contratação de um profissional para avaliar a qualidade do solo onde a piscina será instalada.
É no planejamento que será possível avaliar o investimento necessário para realizar o sonho de ter uma piscina em casa.
O investimento de instalação depende de diversos fatores como:
Normalmente, é indicado que a água da piscina receba tratamento dia sim, dia não. Dessa forma, o espaço não acumula tanta sujeira e bactérias, sofrendo menos influências ambientais.
A manutenção da piscina é necessária, porém não é cara se for realizada corretamente. Escolhendo produtos para limpeza de piscina adequados, o investimento pode ser menor.
Além disso, recomendamos sempre seguir a recomendação do rótulo sobre a dosagem de cada produto. Certamente você economiza nos produtos e poupa seu dinheiro.
A quantidade de água depende da manutenção correta, o que evita o desperdício. Mesmo em situações inesperadas, é melhor não trocar a água da piscina, e sim tratá-la com a solução adequada!
Você precisará verificar o nível da água semanalmente, pois pode ocorrer a evaporação natural. Lembre-se que uma piscina precisa de bombas e filtros para melhorar a movimentação da água.
Para tratar sua piscina da forma adequada, você precisa de um pequeno arsenal de produtos.
Eles incluem desde ferramentas acessórios como peneiras, mangueiras e cabos telescópicos até os produtos químicos que equilibram e purificam a água.
Selecionamos aqui os principais produtos que você precisa ter em casa para promover a limpeza da piscina satisfatoriamente:
A hth® Fita Teste é, sem dúvida, um dos principais produtos para ter em seu kit tratamento de piscina. A função desse produto é avaliar os parâmetros da piscina, ou seja, elementos que interferem no equilíbrio químico da água.
A alcalinidade é um dos parâmetros e refere-se à quantidade de sais minerais presentes na água. Seu nível ideal é entre 80 e 120 ppm (partes por milhão), importante para evitar mudanças no pH.
Já o pH é a quantidade de hidrogênio presente na água, devendo ficar entre 7,0 e 7,4 para manter a eficiência do cloro.
Após avaliar os parâmetros da piscina com a hth® Fita Teste, os produtos recomendados para equilibrar a química da água são o elevador e o redutor de pH e alcalinidade.
Entre as opções estão:
O cloro é o produto que tem a função de purificar e sanitizar a água, eliminando germes e bactérias.
O hth® Cloro Concentrado tradicional age na eliminação bactérias da água da piscina, apresentando 99% de eficiência.
Já o hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance 10em1™, além de sanitizar a água, ainda ajuda a manter a piscina mais cristalina, prevenindo também a água verde.
Entre os produtos de proteção da água, temos o hth® Clarifica Maxfloc, hth® Elimina Oleosidade, hth® Limpa Bordas e hth® Previne Água Verde.
O hth® Clarifica Maxfloc aglomera e flocula a sujeira acumulada na piscina, ajudando na remoção com a peneira e com a aspiração do recinto.
O hth® Elimina Oleosidade permite remover a oleosidade acumulada na borda da piscina, em decorrência dos protetores solares e bronzeadores. Vale destacar que o excesso de oleosidade contribui na proliferação de bactérias na piscina.
Este é especial para a limpeza das bordas da piscina de qualquer tipo – vinil, fibra ou outros tipos. Além de ser eficiente na remoção da sujeira, não interfere na ação do cloro.
Mais um produto fundamental no kit tratamento e limpeza em piscina. Ele atua prevenindo o surgimento de algas, além de ter fórmula livre de cobre.
Por isso evita a formação de manchas na piscina e não causa a cor esverdeada nos cabelos.
Gostou das dicas? Lembre-se de que quanto melhor a qualidade dos produtos para piscina menor será o investimento de manutenção.
Procure por uma empresa renomada no mercado e adquira produtos de qualidade, devidamente registrados na Anvisa, como os produtos para piscina da hth®!