logo hth produtos para piscina

Quais são os problemas que causam manchas na piscina

Quais são os problemas que causam manchas na piscina?

Ter uma piscina em casa é um grande privilégio, mas também uma grande responsabilidade. Para garantir um espaço de lazer seguro e saudável, você deve estar sempre atento (a) na forma como limpar a piscina.

Afinal, a combinação dos procedimentos corretos com os produtos químicos ideais que vai assegurar uma piscina purificada e livre de manchas. 

Aliás, as piscinas com manchas são um dos maiores problemas que você pode observar nesse recinto – ainda mais em piscinas sem manutenção. 

As manchas podem surgir em decorrência de vários fatores, mas há modos de resolver isso com simples passos. Quer então saber como limpar a piscina e remover as manchas tão desagradáveis? Continue lendo este artigo da hth®

Causas do surgimento de manchas em piscinas

Muitos aspectos diferentes causam manchas nas piscinas, principalmente nas piscinas de fibra. 

A causa mais comum é o uso excessivo de produtos químicos, ou até mesmo a aplicação em menor quantidade de produtos para a manutenção do espaço. 

Além disso, no caso das piscinas que não são cobertas, as manchas surgem por conta do contato da água com sujeiras trazidas pelo vento e pelas chuvas. 

Mas vamos analisar quais os tipos de manchas são mais propícias a aparecerem em uma piscina:

Tipos de manchas na piscina

Basicamente, podemos observar dois tipos de manchas que se formam nas piscinas, sejam elas de fibra, de azulejos ou vinil 

As manchas orgânicas, por exemplo, derivam de materiais orgânicos, como folhas, galhos, algas, insetos mortos e outras sujeiras. Já as manchas inorgânicas ocorrem em razão dos metais que entram em contato com a água da piscina. 

Manchas orgânicas

  • Manchas verdes com tons de marrom;
  • Manchas vermelhas com tons de azul.

Manchas inorgânicas

  • Manchas alaranjadas, misturando tons de vermelho, marrom e verde;
  • Manchas escuras, misturando tons de verde, azul escuro e preto;
  • Manchas verde-escuro, com tons de azul.

Como limpar a piscina com manchas orgânicas

Considerando que as manchas orgânicas aparecem por conta da sujeira na piscina, comece o trabalho de manutenção do recinto pela limpeza física.

Com uma peneira e um cabo telescópico, remova as sujeiras e folhas que estão na superfície da água. Você pode acionar a bomba para fazer com que a água se agite e traga a sujeira depositada no fundo da piscina para cima.

Isso certamente facilita seu trabalho de peneirar os detritos da piscina. Se houver manchas nos azulejos, use uma escova para esfregar o revestimento e remover as manchas. 

Em seguida, fala a avaliação dos parâmetros da água com a hth® Fita Teste. A fita permite avaliar, ao mesmo tempo, os quatro parâmetros: pH, alcalinidade, cloro livre e ácido cianúrico. 

Fita Teste HTH

Com base nos resultados mostrados pela hth® Fita Teste, você compara com as indicações no rótulo do produto. Então, selecione os produtos que precisa para reduzir o pH e a alcalinidade ou elevar o pH e a alcalinidade. 

Aplicação do cloro

Depois de ajustar os parâmetros, continue o tratamento da piscina com a supercloração. A  hth® possui o hth® Super Shock, um produto destinado a situações de emergência.

Com alto poder bactericida, o produto é aplicado em uma única dosagem, o que é recomendado para piscinas de 30 mil litros. 

Nas piscinas de azulejo, aplique o hth® Super Shock próximo ao ralo de fundo da piscina. Já nas piscinas de vinil e fibra, o produto químico precisa ser diluído em um balde com um pouco de água antes de ser despejado nas piscinas.

Como limpar a piscina com manchas inorgânicas

O passo-a-passo de limpeza nesse caso é um pouco mais complexo, uma vez que há a presença de metais na água. 

Além disso, as manchas inorgânicas podem ser confundidas com manchas de algas. 

Reduzir o nível de cloro para 0,0 ppm. Para isso, utilize um produto químico neutralizante. Depois, reduza também o nível de pH para 7,0

Com a fita teste, avalie os parâmetros da água e verifique se precisa aplicar o redutor ou o elevador de pH até que a meta de 7,0 seja alcançada. 

Aplicação do hth® Solução Água de Poço

Lembra-se que mencionamos o fato de que a água de poço leva metais para a água da piscina, certo? Então, depois de ajustar o pH, você pode tratar sua piscina com um único produto capaz de remover as manchas de metais.

Essa solução se chama hth® Solução Água de Poço, um produto que inibe a ação dos metais. Por isso, esse produto químico da hth® ajuda a acabar com as manchas na água.

Para aplicar, acione a filtração da piscina e adicione 15ml do produto para cada 1.000 litros diretamente na água. 

Feita esta etapa, lembre-se de finalizar o tratamento com a cloração da água, que manterá a pureza e cristalinidade da sua piscina. No caso das piscinas domésticas, indicamos o hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance 10em1™, na dosagem de 14g para cada 1.000 litros

Se a sua piscina apresenta coloração verde, provavelmente a água está contaminada por algas. Assim, você deve cumprir todas as etapas de avaliação dos parâmetros da piscina com a fita teste.

Remoção de manchas causadas por algas

Caso necessário, aplique os produtos elevadores ou redutores de pH e alcalinidade. Na sequência, aposte no hth® Solução Água Verde – Algicida de Choque para tratar sua piscina e remover as manchas de algas de vez! 

>>>Veja aqui como tratar a piscina com água verde:

Por fim, faça a cloração com o hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance (18g para cada 1.000 litros) ou com o hth® Cloro Concentrado Tradicional (14g para cada 1.000 litros), este último indicado para piscinas de clubes e academias. 

Viu como é fácil ter sua piscina com água clarificada novamente? Conte com os produtos hth® e com as dicas que oferecemos em nosso blog!