logo hth produtos para piscina

O que é alcalinidade na água da piscina?

O que é alcalinidade na água da piscina?

O termo alcalinidade é um dos mais mencionados no tratamento de piscina. Então, quem tem piscina em casa, mesmo não fazendo a manutenção com uso da fita teste de alcalinidade, precisa saber o que é.

Afinal, a alcalinidade é um elemento que garante o equilíbrio químico da água e interfere no pH. Uma piscina em desequilíbrio químico é mais propensa à formação de algas e à contaminação por bactérias e fungos. 

Logo, essa completa infestação tem todo o potencial para afetar a saúde dos banhistas, além de fazer com que a água perca a pureza, o brilho e a cristalinidade. 

Por isso, neste artigo da hth®, vamos abordar mais a hth® Fita Teste de alcalinidade e produtos como hth® redutor de alcalinidade e hth® elevador de alcalinidade.

Lembrando que o teste de alcalinidade é fundamental para garantir que a água da sua piscina esteja equilibrada. 

Definição de alcalinidade

Considere a alcalinidade como um conjunto de sais minerais presentes na água. A alcalinidade da água é medida em partes por milhão (ppm), e refere-se à capacidade que a piscina tem de neutralizar ácidos, mantendo um pH estável. 

A alcalinidade ocorre devido à presença de carbonatos, bicarbonatos, íons hidróxidos, silicatos, boratos, fosfatos e amônia, sendo um parâmetro importante para a qualidade da água.

O nível ideal de alcalinidade total na piscina é entre 80 e 120 ppm. Quando a faixa está acima de 120, o pH tende a subir, ocorrendo também a proliferação de algas e a corrosão dos equipamentos.

quando a alcalinidade total está abaixo de 80, o pH também tende a baixar. Além disso, normalmente a água da piscina passa a apresentar uma aparência mais turva, perdendo seu brilho. 

Por que medir a alcalinidade da piscina é fundamental?

A análise da qualidade da água de uma piscina inclui parâmetros diversos, que afetam o seu equilíbrio químico. Quanto mais os níveis de alcalinidade e pH estiverem ajustados, mais segurança e conforto os banhistas terão na hora do lazer.

O parâmetro da alcalinidade deve merecer uma atenção especial, uma vez que esse indicador influencia a estabilidade do pH.

Sendo assim, a alcalinidade atua como tampão, impedindo que ocorram variações nos níveis de potencial hidrogeniônico (pH).

Como analisar a alcalinidade da água da piscina?

Para avaliar a alcalinidade da água, o mais indicado é indicado o uso da hth® Fita Teste. O teste é realizado de forma bem simples:

    • Insira uma fita diretamente na água da piscina;
    • Aguarde por 15 segundos, retire a hth® Fita Teste sem balançar ou retirar o excesso de água contida nela;
    • Assim que a fita ficar colorida, compare suas cores com os tons indicados no rótulo da hth® Fita Teste.

Como ajustar a alcalinidade da piscina

Para ajustar a alcalinidade é muito simples: se a alcalinidade estiver abaixo da faixa ideal, 80-120 ppm, é recomendado aplicar o hth® Elevador de Alcalinidade

Como aplicar o hth® Elevador de Alcalinidade?

Sempre siga as instruções no rótulo do elevador de alcalinidade sobre a dosagem ideal conforme o volume da sua piscina. Mas, basicamente, o passo-a-passo de aplicação do produto é o seguinte: 

    • Acione a filtração da piscina;
    • Misture o produto com um pouco de água da piscina em um balde, espalhando o conteúdo pelas laterais do recinto;
    • Deixe a água da piscina filtrando por um período de 6 horas;
    • Em seguida à filtração, avalie novamente os parâmetros com a fita teste. Você pode repetir a aplicação do elevador de alcalinidade se necessário;
  • Libere a piscina para uso 1 hora após a aplicação do produto.

Contudo, se a alcalinidade estiver acima da faixa indicada, é necessário a utilização do hth® Redutor de pH e Alcalinidade. 

Como aplicar o hth® Redutor de Alcalinidade e pH?

A aplicação do redutor de alcalinidade é bem fácil. Depois de acionar o sistema de filtração da piscina, aplique a dose recomendada do hth® Redutor de Alcalinidade e pH diretamente na piscina.

Ou seja, não há necessidade de diluir o produto químico antes em um balde com água. 

A piscina permanecerá em filtração por cerca de 6 horas. Passada essa etapa, faça novamente a avaliação dos parâmetros com a fita teste. Pode repetir a aplicação caso perceba que os parâmetros ainda não estão ajustados. 

A piscina pode ser liberada para uso após 1 hora da aplicação do produto. Este produto tem uma vantagem extra: pode ser aplicado ao mesmo tempo em que outros produtos, não interferindo na ação deles. 

Qual ajustar primeiro pH ou alcalinidade?

É a alcalinidade que influencia no pH e não o contrário. Por isso, sempre que precisar fazer correções no equilíbrio químico da água da piscina, comece fazendo isso pela alcalinidade. 

Somente após esse ajuste o pH deve ser corrigido. Os ajustes, portanto, são normalmente realizados em duas etapas: primeiro alcalinidade, depois, pH.

O que acontece caso a alcalinidade não seja ajustada devidamente?

Se a alcalinidade não estiver na faixa ideal, 80-120 ppm, a água da piscina pode ficar turva e corrosiva, formando incrustações na tubulação da piscina. 

Além disso, pode interferir na ação do cloro, pois ele tende a perder o seu poder algicida. Isso ocorre devido à fácil alteração do pH, podendo deixar a água com um aspecto esverdeado.

Tem dúvidas sobre como tratar sua piscina? Fale com a hth®!

No site da hth® temos alguns vídeos explicativos sobre como cuidar da piscina e sobre os parâmetros da água. Para saber mais, clique aqui! 

Somos líderes no desenvolvimento e comercialização de produtos inovadores para tratamento de água de piscina. Entre em contato com a nossa equipe!